Banner principal

NOSSA HISTÓRIA

Há mais de 100 anos a Suzuki investe em tecnologia e inovação para desenvolver os melhores carros para quem ama dirigir. Conheça nossa história!

NOSSA HISTÓRIA

1909 Inovar e fazer diferente é algo que está no DNA da Suzuki. Tanto que no início, nem fabricávamos carros. A história da Suzuki começa em 1909 numa pequena vila do litoral japonês. Foi lá que Michio Suzuki (1887 – 1982) fundou a Suzuki Loom Works, uma empresa que fabricava enormes teares para a indústria da seda.
19
09

Inovar e fazer diferente é algo que está no DNA da Suzuki. Tanto que no início, nem fabricávamos carros. A história da Suzuki começa em 1909 numa pequena vila do litoral japonês. Foi lá que Michio Suzuki (1887 – 1982) fundou a Suzuki Loom Works, uma empresa que fabricava enormes teares para a indústria da seda.

19
37

É aqui que começa a nossa história sobre rodas, quando a Suzuki inicia um projeto para diversificar sua produção e começa a fabricar carros pequenos e motos.

1955 Este ano é um marco para a Suzuki com dois grandes lançamentos: as motocicletas Colleda de 125 cilindradas e o Suzulight, nosso primeiro carro, que trazia linhas cheias de personalidade e um motor econômico de 360 cilidradas e inaugurou a era dos mini-veículos no Japão.
19
55

Este ano é um marco para a Suzuki com dois grandes lançamentos: as motocicletas Colleda de 125 cilindradas e o Suzulight, nosso primeiro carro, que trazia linhas cheias de personalidade e um motor econômico de 360 cilidradas e inaugurou a era dos mini-veículos no Japão.

1958 Sabe aquele “S” que tem na frente de todos os carros da Suzuki? Foi neste ano que ele se tornou o símbolo oficial da marca.
19
58

Sabe aquele “S” que tem na frente de todos os carros da Suzuki? Foi neste ano que ele se tornou o símbolo oficial da marca.

19
68

Foi quando começou nossa paixão pelos 4x4. O HOPE STAR ON360 foi o primeiro compacto com tração nas quatro rodas produzido em massa no Japão. Ele pesava apenas 600kg, e era bem simples, com portas em lona abertas por um zíper. E mesmo com um motor de 2 cilindros, 2 marchas e 25cv de potência, dava conta do recado. Ainda neste ano, lançamos a Suzuki Carry, a pequena van que fez um tremendo sucesso no Japão. Sua velocidade máxima era de 76 km/h e ela continuou a ser fabricada até 1987.

1970 O mundo off-road nunca mais seria o mesmo a partir deste ano, quando chegou o Jimny. Com 360 cilindradas, ele conquistou o mundo e foi ganhando versões mais modernas, mas continua sendo um genuíno 4x4.
19
70

O mundo off-road nunca mais seria o mesmo a partir deste ano, quando chegou o Jimny. Com 360 cilindradas, ele conquistou o mundo e foi ganhando versões mais modernas, mas continua sendo um genuíno 4x4.

1974 A Suzuki começa sua aventura internacional a partir da Austrália, com o lançamento do LJ50, uma versão mais potente do LJ10 que era vendido no Japão.
19
74

A Suzuki começa sua aventura internacional a partir da Austrália, com o lançamento do LJ50, uma versão mais potente do LJ10 que era vendido no Japão.

1977 Mais um desafio superado: o mercado europeu. Neste ano lançamos o Jimny 8, também conhecido como LJ80, na Austrália e na Holanda. E logo ele já estava na Europa toda. Um 4x4 vai para todo lugar mesmo!
19
77

Mais um desafio superado: o mercado europeu. Neste ano lançamos o Jimny 8, também conhecido como LJ80, na Austrália e na Holanda. E logo ele já estava na Europa toda. Um 4x4 vai para todo lugar mesmo!

19
81

As vendas da Suzuki aumentaram e chegaram a 500 bilhões de ienes. Motivo para comemorar? Claro. E motivo para lançar um novo modelo do Jimny 4x4.

19
82

O mundo se surpreende novamente com a Suzuki. O modelo SJ410 chega com um belo design, completamente diferente para um 4x4. Mas foi a capacidade do seu motor que o tornou uma referência para os veículos off-road. Era um 4x4 para recreação, pronto para superar qualquer obstáculo. Uma nova categoria criada pela Suzuki.

1984 Foi lançado o SJ413. Um tempo depois da estreia, a Suzuki apresentou, especialmente ao mercado norte-americano, um modelo robusto que rapidamente seria aceito no mundo todo.
19
84

Foi lançado o SJ413. Um tempo depois da estreia, a Suzuki apresentou, especialmente ao mercado norte-americano, um modelo robusto que rapidamente seria aceito no mundo todo.

1985 Guerreiro e forte como um Samurai. Sabe o Jimny, criado nos anos 50? O modelo do Samurai foi baseado nele. O jipe de preço acessível e com tração nas quatro rodas passou a ser vendido nos Estados Unidos. Só no primeiro ano, foram vendidas 47 mil unidades.
19
85

Guerreiro e forte como um Samurai. Sabe o Jimny, criado nos anos 50? O modelo do Samurai foi baseado nele. O jipe de preço acessível e com tração nas quatro rodas passou a ser vendido nos Estados Unidos. Só no primeiro ano, foram vendidas 47 mil unidades.

19
88

A família 4X4 Suzuki lançou tendência. O novíssimo Vitara vinha com motor leve de 1,6 litro, feito em alumínio. Conquistou todo mundo, inclusive pelo modelo: a carroceria de 3 portas deu início a uma nova tendência de veículos. Sem falar que ele era aconchegante, com direção hidráulica, uma melhor suspensão e um interior bonito e funcional.

1991 Conquistar tantos admiradores assim não é pra qualquer carro. O novo Vitara chegou com 5 portas e motor 1,6l.  Mais espaço para as pernas, para carregar quase tudo, opção de câmbio automático e mais ecológico também.
19
91

Conquistar tantos admiradores assim não é pra qualquer carro. O novo Vitara chegou com 5 portas e motor 1,6l. Mais espaço para as pernas, para carregar quase tudo, opção de câmbio automático e mais ecológico também.

1995 Você sabia que o Vitara foi o primeiro 4x4 com motor V6 de 2.0l? Pois é, desde então ele se tornou referência na categoria, o mais potente de todos os tempos. Mais estilo, para-choques mais modernos, rodas de alumínio mais largas e um interior com novos equipamentos: duplo airbag, vidros, travas e espelhos elétricos.
19
95

Você sabia que o Vitara foi o primeiro 4x4 com motor V6 de 2.0l? Pois é, desde então ele se tornou referência na categoria, o Vitara mais potente de todos os tempos.

Mais estilo, para-choques mais modernos, rodas de alumínio mais largas e um interior com novos equipamentos: duplo airbag, vidros, travas e espelhos elétricos.

19
97

Mais uma novidade da Suzuki: neste ano, foi introduzido o motor turbo diesel com intercooler. Além de economia de combustível, o motor 2.0l de quatro cilindros garantiu uma excelente flexibilidade para o uso off-road. E claro: era muito mais confortável para o dia a dia também.

19
98

Ano de lançamento do famoso Grand Vitara, que elevou a Suzuki a outro nível.

Capacidade 4x4, inovação, qualidade e muito estilo: elementos fundamentais na filosofia da marca. Do SJ30 ao Samurai, a linha de 4X4 compactos evoluiu muito.

2001 Para levar a família inteira: o Grand Vitara XL-7 inovou e trouxe mais espaço na cabine, agora para sete pessoas. Sem falar na rodagem confortável e no desempenho off-road apurado. O modelo foi baseado na versão 5 portas do Grand Vitara, sendo o menor SUV de sete lugares da categoria. Ainda neste ano, a Suzuki firmou uma parceria com a General Motors para desenvolver células de combustível.
20
01

Para levar a família inteira: o Grand Vitara XL-7 inovou e trouxe mais espaço na cabine, agora para sete pessoas. Sem falar na rodagem confortável e no desempenho off-road apurado. O modelo foi baseado na versão 5 portas do Grand Vitara, sendo o menor SUV de sete lugares da categoria. Ainda neste ano, a Suzuki firmou uma parceria com a General Motors para desenvolver células de combustível.

20
04

O novo lançamento da Suzuki já chegou premiado. O New Swift foi lançado nas versões com motor de 1.3l e 1.5l. Sua segunda geração recebeu nota 4 de 5 nos testes de colisão EURO NCAP e também o prêmio de Carro do Ano na Irlanda.

20
05

Original e criativo, como toda a linha Vitara. A geração atual do Grand Vitara levou a Suzuki a ser reconhecida também no segmento de SUV. O design exterior surpreendia cada vez mais: agora com pneus mais largos, para-lamas mais amplos e rodas de diâmetros maiores. Mais esportividade e estabilidade.

20
08

Sabe qual é o maior rali do mundo? O World Rally Championship, e a Suzuki esteve por lá. Em outubro, a terceira geração do Grand Vitara chegou ao Brasil, aumentando o número de apaixonados pelos esportivos Suzuki. Agora, a tração 4x4 tinha modos específicos para cada terreno e melhor performance off-road. Já dava pra encarar qualquer trilha.

2010 O Jimny, que já está em sua terceira geração, completa 40 anos. Um jovem com personalidade e pronto para qualquer aventura.
20
10

O Jimny, que já está em sua terceira geração, completa 40 anos. Um jovem com personalidade e pronto para qualquer aventura.

20
11

A aventura começa no Brasil: o primeiro Rali da Suzuki acontece em Campinas (SP). A primeira edição do evento também passou pelas cidades de Joinville (SC) e Belo Horizonte (MG). Ainda neste ano, a 50ª concessionária brasileira foi inaugurada e a Suzuki já marcava presença em 23 estados.

2012 Mais um momento histórico para a marca: neste ano o Suzuki Jimny passa a ser produzido no Brasil.
20
12

Mais um momento histórico para a marca: neste ano o Suzuki Jimny passa a ser produzido no Brasil.

2014 Chega ao Brasil o Swift, eleito o Melhor do Ano por 17 vezes. Em seus mais de 30 anos de história, o Swift conquistou 155 premiações mundiais e vendeu quase 4 milhões de unidades em 146 países. A Suzuki também lança no Brasil a versão premium do modelo, o Swift Sport, e a versão especial Swift Sport R, que todo mundo ama.
20
14

Chega ao Brasil o Swift, eleito o Melhor do Ano por 17 vezes. Em seus mais de 30 anos de história, o Swift conquistou 155 premiações mundiais e vendeu quase 4 milhões de unidades em 146 países. A Suzuki também lança no Brasil a versão premium do modelo, o Swift Sport, e a versão especial Swift Sport R, que todo mundo ama.

2015 Um ano bem intenso para a Suzuki Brasil. Mais de 15 mil pessoas participam de nossos encontros, ralis e eventos promovidos em vários lugares do país. Outra grande conquista foi o lançamento do S-Cross, um passo importante para a Suzuki, que marca a nossa entrada em um novo segmento. O S-Cross é uma nova geração de crossover, desenvolvida com foco em eficiência e segurança.
20
15

Um ano bem intenso para a Suzuki Brasil. Mais de 15 mil pessoas participam de nossos encontros, ralis e eventos promovidos em vários lugares do país. Outra grande conquista foi o lançamento do S-Cross, um passo importante para a Suzuki, que marca a nossa entrada em um novo segmento. O S-Cross é uma nova geração de crossover, desenvolvida com foco em eficiência e segurança.

2016 Novas versões trazem mais tecnologia e segurança, com destaque para o motor Turbo Boosterjet, que proporciona ainda mais performance, sem abrir mão da economia de combustível. Ele está presente na quarta geração do Vitara, que traz também a possibilidade de personalização com até 22 combinações de cores, e no Novo S-Cross, que chega com nova frente e outros detalhes surpreendentes.
20
16

Novas versões trazem mais tecnologia e segurança, com destaque para o motor Turbo Boosterjet, que proporciona ainda mais performance, sem abrir mão da economia de combustível. Ele está presente na quarta geração do Vitara, que traz também a possibilidade de personalização com até 22 combinações de cores, e no Novo S-Cross, que chega com nova frente e outros detalhes surpreendentes.

2016 Novas versões trazem mais tecnologia e segurança, com destaque para o motor Turbo Boosterjet, que proporciona ainda mais performance, sem abrir mão da economia de combustível. Ele está presente na quarta geração do Vitara, que traz também a possibilidade de personalização com até 22 combinações de cores, e no Novo S-Cross, que chega com nova frente e outros detalhes surpreendentes.
2018 Um ano que certamente vai ficar marcado na história da Suzuki Brasil: fomos eleitos o Melhor Pós Venda do Mundo pela Suzuki mundial! E não paramos por aí. Lançamos o Jimny 4Sport Desert, uma edição limitada cheia de itens exclusivos criada para desbravar trilhas de todo o tipo, do deserto  a trechos alagados. Também surpreendemos com o S-Cross 4Style-S, um SUV com design moderno e elegante desenvolvido com tecnologia que une performance e eficiência energética.
20
18

Um ano que certamente vai ficar marcado na história da Suzuki Brasil: fomos eleitos o Melhor Pós Venda do Mundo pela Suzuki mundial! E não paramos por aí. Lançamos o Jimny 4Sport Desert, uma edição limitada cheia de itens exclusivos criada para desbravar trilhas de todo o tipo, do deserto a trechos alagados. Também surpreendemos com o S-Cross 4Style-S, um SUV com design moderno e elegante desenvolvido com tecnologia que une performance e eficiência energética.

2018 Um ano que certamente vai ficar marcado na história da Suzuki Brasil: fomos eleitos o Melhor Pós Venda do Mundo pela Suzuki mundial! E não paramos por aí. Lançamos o Jimny 4Sport Desert, uma edição limitada cheia de itens exclusivos criada para desbravar trilhas de todo o tipo, do deserto  a trechos alagados. Também surpreendemos com o S-Cross 4Style-S, um SUV com design moderno e elegante desenvolvido com tecnologia que une performance e eficiência energética.