Banner principal

NOSSA HISTÓRIA

Há mais de 100 anos a Suzuki investe em tecnologia e inovação para desenvolver os melhores carros para quem ama dirigir. Conheça nossa história!

100 anos Suzuki

NOSSA HISTÓRIA

1909 Inovar e fazer diferente é algo que está no DNA da Suzuki. Tanto que no início, nem fabricávamos carros. A história da Suzuki começa em 1909 numa pequena vila do litoral japonês. Foi lá que Michio Suzuki (1887 – 1982) fundou a Suzuki Loom Works, uma empresa que fabricava enormes teares para a indústria da seda.
19
09

Inovar e fazer diferente é algo que está no DNA da Suzuki. Tanto que no início, nem fabricávamos carros. A história da Suzuki começa em 1909 numa pequena vila do litoral japonês. Foi lá que Michio Suzuki (1887 – 1982) fundou a Suzuki Loom Works, uma empresa que fabricava enormes teares para a indústria da seda.

19
37

É aqui que começa a nossa história sobre rodas, quando a Suzuki inicia um projeto para diversificar sua produção e começa a fabricar carros pequenos e motos.

1955 Este ano é um marco para a Suzuki com dois grandes lançamentos: as motocicletas Colleda de 125 cilindradas e o Suzulight, nosso primeiro carro, que trazia linhas cheias de personalidade e um motor econômico de 360 cilidradas e inaugurou a era dos mini-veículos no Japão.
19
55

Este ano é um marco para a Suzuki com dois grandes lançamentos: as motocicletas Colleda de 125 cilindradas e o Suzulight, nosso primeiro carro, que trazia linhas cheias de personalidade e um motor econômico de 360 cilidradas e inaugurou a era dos mini-veículos no Japão.

1958 Sabe aquele “S” que tem na frente de todos os carros da Suzuki? Foi neste ano que ele se tornou o símbolo oficial da marca.
19
58

Sabe aquele “S” que tem na frente de todos os carros da Suzuki? Foi neste ano que ele se tornou o símbolo oficial da marca.

19
68

Foi quando começou nossa paixão pelos 4x4. O HOPE STAR ON360 foi o primeiro compacto com tração nas quatro rodas produzido em massa no Japão. Ele pesava apenas 600kg, e era bem simples, com portas em lona abertas por um zíper. E mesmo com um motor de 2 cilindros, 2 marchas e 25cv de potência, dava conta do recado. Ainda neste ano, lançamos a Suzuki Carry, a pequena van que fez um tremendo sucesso no Japão. Sua velocidade máxima era de 76 km/h e ela continuou a ser fabricada até 1987.

1970 O mundo off-road nunca mais seria o mesmo a partir deste ano, quando chegou o Jimny. Com 360 cilindradas, ele conquistou o mundo e foi ganhando versões mais modernas, mas continua sendo um genuíno 4x4.
19
70

O mundo off-road nunca mais seria o mesmo a partir deste ano, quando chegou o Jimny. Com 360 cilindradas, ele conquistou o mundo e foi ganhando versões mais modernas, mas continua sendo um genuíno 4x4.

1974 A Suzuki começa sua aventura internacional a partir da Austrália, com o lançamento do LJ50, uma versão mais potente do LJ10 que era vendido no Japão.
19
74

A Suzuki começa sua aventura internacional a partir da Austrália, com o lançamento do LJ50, uma versão mais potente do LJ10 que era vendido no Japão.

1977 Mais um desafio superado: o mercado europeu. Neste ano lançamos o Jimny 8, também conhecido como LJ80, na Austrália e na Holanda. E logo ele já estava na Europa toda. Um 4x4 vai para todo lugar mesmo!
19
77

Mais um desafio superado: o mercado europeu. Neste ano lançamos o Jimny 8, também conhecido como LJ80, na Austrália e na Holanda. E logo ele já estava na Europa toda. Um 4x4 vai para todo lugar mesmo!

19
81

As vendas da Suzuki aumentaram e chegaram a 500 bilhões de ienes. Motivo para comemorar? Claro. E motivo para lançar um novo modelo do Jimny 4x4.

19
82

O mundo se surpreende novamente com a Suzuki. O modelo SJ410 chega com um belo design, completamente diferente para um 4x4. Mas foi a capacidade do seu motor que o tornou uma referência para os veículos off-road. Era um 4x4 para recreação, pronto para superar qualquer obstáculo. Uma nova categoria criada pela Suzuki.

1984 Foi lançado o SJ413. Um tempo depois da estreia, a Suzuki apresentou, especialmente ao mercado norte-americano, um modelo robusto que rapidamente seria aceito no mundo todo.
19
84

Foi lançado o SJ413. Um tempo depois da estreia, a Suzuki apresentou, especialmente ao mercado norte-americano, um modelo robusto que rapidamente seria aceito no mundo todo.

1985 Guerreiro e forte como um Samurai. Sabe o Jimny, criado nos anos 50? O modelo do Samurai foi baseado nele. O jipe de preço acessível e com tração nas quatro rodas passou a ser vendido nos Estados Unidos. Só no primeiro ano, foram vendidas 47 mil unidades.
19
85

Guerreiro e forte como um Samurai. Sabe o Jimny, criado nos anos 50? O modelo do Samurai foi baseado nele. O jipe de preço acessível e com tração nas quatro rodas passou a ser vendido nos Estados Unidos. Só no primeiro ano, foram vendidas 47 mil unidades.

19
88

A família 4X4 Suzuki lançou tendência. O novíssimo Vitara vinha com motor leve de 1,6 litro, feito em alumínio. Conquistou todo mundo, inclusive pelo modelo: a carroceria de 3 portas deu início a uma nova tendência de veículos. Sem falar que ele era aconchegante, com direção hidráulica, uma melhor suspensão e um interior bonito e funcional.

1991 Conquistar tantos admiradores assim não é pra qualquer carro. O novo Vitara chegou com 5 portas e motor 1,6l.  Mais espaço para as pernas, para carregar quase tudo, opção de câmbio automático e mais ecológico também.
19
91

Conquistar tantos admiradores assim não é pra qualquer carro. O novo Vitara chegou com 5 portas e motor 1,6l. Mais espaço para as pernas, para carregar quase tudo, opção de câmbio automático e mais ecológico também.

1995 Você sabia que o Vitara foi o primeiro 4x4 com motor V6 de 2.0l? Pois é, desde então ele se tornou referência na categoria, o mais potente de todos os tempos. Mais estilo, para-choques mais modernos, rodas de alumínio mais largas e um interior com novos equipamentos: duplo airbag, vidros, travas e espelhos elétricos.
19
95

Você sabia que o Vitara foi o primeiro 4x4 com motor V6 de 2.0l? Pois é, desde então ele se tornou referência na categoria, o Vitara mais potente de todos os tempos.

Mais estilo, para-choques mais modernos, rodas de alumínio mais largas e um interior com novos equipamentos: duplo airbag, vidros, travas e espelhos elétricos.

19
97

Mais uma novidade da Suzuki: neste ano, foi introduzido o motor turbo diesel com intercooler. Além de economia de combustível, o motor 2.0l de quatro cilindros garantiu uma excelente flexibilidade para o uso off-road. E claro: era muito mais confortável para o dia a dia também.

19
98

Ano de lançamento do famoso Grand Vitara, que elevou a Suzuki a outro nível.

Capacidade 4x4, inovação, qualidade e muito estilo: elementos fundamentais na filosofia da marca. Do SJ30 ao Samurai, a linha de 4X4 compactos evoluiu muito.

2001 Para levar a família inteira: o Grand Vitara XL-7 inovou e trouxe mais espaço na cabine, agora para sete pessoas. Sem falar na rodagem confortável e no desempenho off-road apurado. O modelo foi baseado na versão 5 portas do Grand Vitara, sendo o menor SUV de sete lugares da categoria. Ainda neste ano, a Suzuki firmou uma parceria com a General Motors para desenvolver células de combustível.
20
01

Para levar a família inteira: o Grand Vitara XL-7 inovou e trouxe mais espaço na cabine, agora para sete pessoas. Sem falar na rodagem confortável e no desempenho off-road apurado. O modelo foi baseado na versão 5 portas do Grand Vitara, sendo o menor SUV de sete lugares da categoria. Ainda neste ano, a Suzuki firmou uma parceria com a General Motors para desenvolver células de combustível.

20
04

O novo lançamento da Suzuki já chegou premiado. O New Swift foi lançado nas versões com motor de 1.3l e 1.5l. Sua segunda geração recebeu nota 4 de 5 nos testes de colisão EURO NCAP e também o prêmio de Carro do Ano na Irlanda.

20
05

Original e criativo, como toda a linha Vitara. A geração atual do Grand Vitara levou a Suzuki a ser reconhecida também no segmento de SUV. O design exterior surpreendia cada vez mais: agora com pneus mais largos, para-lamas mais amplos e rodas de diâmetros maiores. Mais esportividade e estabilidade.

20
08

Sabe qual é o maior rali do mundo? O World Rally Championship, e a Suzuki esteve por lá. Em outubro, a terceira geração do Grand Vitara chegou ao Brasil, aumentando o número de apaixonados pelos esportivos Suzuki. Agora, a tração 4x4 tinha modos específicos para cada terreno e melhor performance off-road. Já dava pra encarar qualquer trilha.

2010 O Jimny, que já está em sua terceira geração, completa 40 anos. Um jovem com personalidade e pronto para qualquer aventura.
20
10

O Jimny, que já está em sua terceira geração, completa 40 anos. Um jovem com personalidade e pronto para qualquer aventura.

20
11

A aventura começa no Brasil: o primeiro Rali da Suzuki acontece em Campinas (SP). A primeira edição do evento também passou pelas cidades de Joinville (SC) e Belo Horizonte (MG). Ainda neste ano, a 50ª concessionária brasileira foi inaugurada e a Suzuki já marcava presença em 23 estados.

2012 Mais um momento histórico para a marca: neste ano o Suzuki Jimny passa a ser produzido no Brasil.
20
12

Mais um momento histórico para a marca: neste ano o Suzuki Jimny passa a ser produzido no Brasil.

2014 Chega ao Brasil o Swift, eleito o Melhor do Ano por 17 vezes. Em seus mais de 30 anos de história, o Swift conquistou 155 premiações mundiais e vendeu quase 4 milhões de unidades em 146 países. A Suzuki também lança no Brasil a versão premium do modelo, o Swift Sport, e a versão especial Swift Sport R, que todo mundo ama.
20
14

Chega ao Brasil o Swift, eleito o Melhor do Ano por 17 vezes. Em seus mais de 30 anos de história, o Swift conquistou 155 premiações mundiais e vendeu quase 4 milhões de unidades em 146 países. A Suzuki também lança no Brasil a versão premium do modelo, o Swift Sport, e a versão especial Swift Sport R, que todo mundo ama.

2015 Um ano bem intenso para a Suzuki Brasil. Mais de 15 mil pessoas participam de nossos encontros, ralis e eventos promovidos em vários lugares do país. Outra grande conquista foi o lançamento do S-Cross, um passo importante para a Suzuki, que marca a nossa entrada em um novo segmento. O S-Cross é uma nova geração de crossover, desenvolvida com foco em eficiência e segurança.
20
15

Um ano bem intenso para a Suzuki Brasil. Mais de 15 mil pessoas participam de nossos encontros, ralis e eventos promovidos em vários lugares do país. Outra grande conquista foi o lançamento do S-Cross, um passo importante para a Suzuki, que marca a nossa entrada em um novo segmento. O S-Cross é uma nova geração de crossover, desenvolvida com foco em eficiência e segurança.

2016 Novas versões trazem mais tecnologia e segurança, com destaque para o motor Turbo Boosterjet, que proporciona ainda mais performance, sem abrir mão da economia de combustível. Ele está presente na quarta geração do Vitara, que traz também a possibilidade de personalização com até 22 combinações de cores, e no Novo S-Cross, que chega com nova frente e outros detalhes surpreendentes.
20
16

Novas versões trazem mais tecnologia e segurança, com destaque para o motor Turbo Boosterjet, que proporciona ainda mais performance, sem abrir mão da economia de combustível. Ele está presente na quarta geração do Vitara, que traz também a possibilidade de personalização com até 22 combinações de cores, e no Novo S-Cross, que chega com nova frente e outros detalhes surpreendentes.

2016 Novas versões trazem mais tecnologia e segurança, com destaque para o motor Turbo Boosterjet, que proporciona ainda mais performance, sem abrir mão da economia de combustível. Ele está presente na quarta geração do Vitara, que traz também a possibilidade de personalização com até 22 combinações de cores, e no Novo S-Cross, que chega com nova frente e outros detalhes surpreendentes.
2018 Um ano que certamente vai ficar marcado na história da Suzuki Brasil: fomos eleitos o Melhor Pós Venda do Mundo pela Suzuki mundial! E não paramos por aí. Lançamos o Jimny 4Sport Desert, uma edição limitada cheia de itens exclusivos criada para desbravar trilhas de todo o tipo, do deserto  a trechos alagados. Também surpreendemos com o S-Cross 4Style-S, um SUV com design moderno e elegante desenvolvido com tecnologia que une performance e eficiência energética.
20
18

Um ano que certamente vai ficar marcado na história da Suzuki Brasil: fomos eleitos o Melhor Pós Venda do Mundo pela Suzuki mundial! E não paramos por aí. Lançamos o Jimny 4Sport Desert, uma edição limitada cheia de itens exclusivos criada para desbravar trilhas de todo o tipo, do deserto a trechos alagados. Também surpreendemos com o S-Cross 4Style-S, um SUV com design moderno e elegante desenvolvido com tecnologia que une performance e eficiência energética. No final de 2018 no Salão do Automóvel de São Paulo lançamos o Jimny Sierra, pela primeira vez com opção de câmbio automático, aliado ao motor 1.5 de 108 cv e tração nas 4 rodas. O modelo traz o que existe de mais atual na linha Jimny, que desde 1970 conquistou milhares de clientes em mais de 188 países.

2018 Um ano que certamente vai ficar marcado na história da Suzuki Brasil: fomos eleitos o Melhor Pós Venda do Mundo pela Suzuki mundial! E não paramos por aí. Lançamos o Jimny 4Sport Desert, uma edição limitada cheia de itens exclusivos criada para desbravar trilhas de todo o tipo, do deserto  a trechos alagados. Também surpreendemos com o S-Cross 4Style-S, um SUV com design moderno e elegante desenvolvido com tecnologia que une performance e eficiência energética.
O Jimny Sierra, mais nova geração 
								do emblemático modelo 4x4 da marca, chegou ao mercado brasileiro com 
								a proposta de ser ainda mais robusto 
								e proporcionar amplo conforto 
								aos ocupantes. O modelo recebeu 
								mais sistemas de segurança além 
								de ter estrutura 50% mais rígida, 
								o que tornou sua capacidade fora 
								de estrada ainda maior. Ele também 
								é o primeiro a trazer opção de câmbio automático para a família Jimny.
20
19

O Jimny Sierra, mais nova geração do emblemático modelo 4x4 da marca, chegou ao mercado brasileiro com a proposta de ser ainda mais robusto e proporcionar amplo conforto aos ocupantes. O modelo recebeu mais sistemas de segurança além de ter estrutura 50% mais rígida, o que tornou sua capacidade fora de estrada ainda maior. Ele também é o primeiro a trazer opção de câmbio automático para a família Jimny.















O ano marca o centésimo aniversário da marca japonesa que começou em 1920 
como Suzuki Loom Manufactoring. 
O espírito empreendedor de seu 
fundador Michio Suzuki - um aprendiz 
de carpinteiro da pequena vila 
de Hamamatsu no Japão - deu início 
a uma das marcas mais emblemáticas 
da indústria automobilística mundial.
20
20

O ano marca o centésimo aniversário da marca japonesa que começou em 1920 como Suzuki Loom Manufactoring.
O espírito empreendedor de seu fundador Michio Suzuki - um aprendiz de carpinteiro da pequena vila de Hamamatsu no Japão - deu início a uma das marcas mais emblemáticas da indústria automobilística mundial.